Apologeticando - A defesa da Fé

2ª edição


Apologética é uma palavra derivada de "apologia" (do grego). É definida pelo dicionário Houaiss como sendo "defesa argumentativa de que a fé pode ser comprovada pela razão" ou "parte da teologia que se dedica à defesa do catolicismo contra seus opositores", em derivação: "defesa persistente de alguma doutrina, teoria ou idéia".

Conforme Sproul, Gerstner, Lindsley (1984:13), "Apologetics is the reasoned defense of the Christian religion" - a apologética é a defesa fundamentada da religião Cristã.

Como defesa fundamentada da fé, a Apologética está para a Teologia como a Filosofia está para as Ciências Humanas. Ramm (1953:2) identifica na apologética o papel fundamental de mediar e conciliar tensões intelectuais: ...a apologética media tensões intelectuais. [Essa] mediação intelectual alivia as pressões mentais, resolvendo discrepâncias aparentes, harmonizando todos os elementos da vida mental. (...) Com o surgimento da mentalidade moderna e o conhecimento moderno, veio uma ampla gama de tensões para o apologeta Cristão mediar.

Este pequeno livro vem à lume para contribuir na defesa da Fé cristã, tão volatizada por pseudo-intelectuais que desfiam um colar de baboseiras em textos divulgados mormente na Internet - a rede mundial de computadores. Neste século XXI, o "século da informação" como se quer crer, vemos que as informações são distorcidas a bel-prazer deste ou daquele grupo que tem intenções misteriosas em manipular a verdade. Nunca as informações foram tão rapidamente disseminadas e nunca tanto se produziu de conhecimento como nestas últimas décadas.

Mas a pergunta é: será que as informações são corretas? Será que podemos confiar em tudo o que lemos ou ouvimos e vemos ?

A Desinformação é algo meticulosamente pensado e exercido em todos os meios de comunicação de massa - os media - fazendo com que ajamos de determinada forma sem a nossa própria percepção. E este agir reflete algo já previsto por quem nos informa. Desinformação não é o ato de não-informar ou o de "retirar a informação". Desinformação - que alguns atribuem a Lenin e sua "desinformátsya" - é "informar coisas para fazer com que tal pessoa (ou grupo) possa agir de modo que pense que está agindo por sua própria consciência". É algo terrível, somente comparado com as mensagens subliminares que a ciência da Gestalt estuda. Mas as mensagens subliminares estão sendo pouco a pouco desmascaradas... Mas a desinformação, não.

"A maior parte das nossas classes letradas não sabe sequer o que é desinformação. Imagina que é apenas informação falsa para fins gerais de propaganda. Ignora por completo que se trata de ações perfeitamente calculadas em vista de um fim, e que em noventa por cento dos casos esse fim não é influenciar as multidões, mas atingir alvos muito determinados - governantes, grandes empresários, comandos militares - para induzi-los a decisões estratégicas prejudiciais a seus próprios interesses e aos de seu país. A desinformação-propaganda lida apenas com dados políticos ao alcance do povo. A desinformação de alto nível falseia informações especializadas e técnicas de relevância incomparavelmente maior."*

Cumpre a nós, católicos, por força de um pensamento coerente e lógico, desfazer equívocos que são maquiavelicamente disseminados em círculos intelectuais, em meios de comunicação, etc. O leitor verá neste livro refutações a artigos e pensamentos que são à primeira vista bem coerentes e bem fundamentados, mas que numa breve análise, tornam-se fúteis e até pobres de embasamento científico.

Não é difícil, na sociedade brasileira moderna, refutar acusações como as que são vistas nesta obra. O nível de conhecimento histórico do estudante brasileiro - mesmo do ensino superior - foi distorcido por professores geridos ideologicamente por partidos políticos que, a pretexto de fazer uma contra-revolução ao Golpe de 1964, no fundo desejavam - e desejam - reescrever a História e as mentes de acordo com as suas próprias filosofias. Ora, se um professor é doutrinado ideologicamente desta forma, o mesmo necessariamente será feito por ele com seus alunos. Eis uma forma de desinformação.

O tema da Desinformação é extenso e mereceria um outro livro. Mas aqui é apenas uma apresentação desta pequena Apologética Católica. Fique com "o outro lado da moeda" do que se aprende na escola e o que se diz nos jornais. Quando deparar-se com um texto como estes que citamos aqui, pense antes: "a quem interessa ?"


Índice


Primeiro Conselho para o Apologista Católico
A Igreja de Roma e os Movimentos Heréticos
Igreja Católica: Cotas e Reparações
Aborto & Prostituição
“Amizade Gospel”


Igreja Evangélica e a Consciência Negra
Cotas x Universalização
Meu amigo, o negão Almeida
Eu fui abortada!
Mercado e moralidade
O Evangelho segundo os evangélicos
Por que nem todas as religiões são iguais?
Mitos sobre pedofilia entre os Sacerdotes
Danos causados por algumas seitas e NMR

Glossário Católico


R$ 23,00

(correio grátis)

+--------------------------------------------------------------------------------+
Pedido de exemplares:

rua Nilo Peçanha, 110 / 1101, São Gonçalo, RJ, CEP 24445-360

ou pelo correio eletrônico
livrosmarianos@gmail.com

com o assunto “pedido de livro - Apologeticando”.


e agora
você também pode usar os benefícios do PagSeguro - código LM-04 !

clique abaixo:






Postagens mais visitadas deste blog

Os símbolos do Natal

Sede da Sabedoria

A alma da Congregação