O Diário mariano de São João XXIII



Alexandre Martins, cm.1


Ainda seminarista em Bergamo, Angelo Giuseppe Roncalli, futuro São João XXII, tinha apenas catorze anos e reunia suas meditações em apontamentos num caderninho, o "Giornale dell'anima". Era 1895 e estava concluindo o mandato de três anos no Seminário Menor. A última consulta com a página de memórias ocorre em 1962, terceiro ano do pontificado, 15 de setembro, o dia do "retiro ... em preparação direta e pessoal para o Concílio". O que temos a seguir é a amostra de sua devoção mariana demonstrada no seu caderno.

O que diz uma alma mariana

A devoção mariana acompanha Angelo desde a infância, desde a casa da família em Sotto il Monte até o Seminário em Bergamo e os estudos em Roma; desde o sacerdócio, bem como seu trabalho episcopal na Bulgária, Turquia, França e no Patriarcado de Veneza até a cadeira de Sumo Pontífice.
A devoção mariana de Angelo – segundo o "Giornale" – demonstra um arco que sobe alto na infância e juventude até se firmar consolidada na maturidade. Percebe-se isso porque, quando a juventude é substituída pela maturidade, frases que se referem a Maria se tornam raras. E isso não se refere a alguma intervenção de outras pessoas ou seminaristas mais eruditos, pois sua personalidade confirma que a ausência de palavras escritas em seu 'diário' não significa suspensão de referências a Maria, mas à continuidade e consolidação da existência da relação com a Mãe de Deus, embora implícita, de acordo com a quantidade reduzida da escrita. A jaculatória "O Maria!" muitas vezes retorna no 'Giornale dell'anima', como uma expressão simples e íntima de uma cultura mariana que é vivida.

Uma escolha "mariana" desde os anos do seminário

Ainda nos primeiros anos do Seminário, o menino Angelo Giuseppe procura consolidar sua vocação ingressando na "Congregação Mariana da Imaculada Anunciação", aos 8 de dezembro. Pertencer a uma sociedade como essa implica numa escolha deliberada. A Regra da época insiste aos Congregados sinais devocionais constantes em relação a Maria.
  • Diariamente: "Visite alguma igreja ou capela devota da Santíssima Virgem, pelo menos uma vez; faça pelo menos três atos de mortificação para homenagear a Virgem Maria; recite as outras orações vocais e outras devoções usuais a Maria, São José, advogados de Santos e Anime do Purgatório"
  • Semanalmente: "Todo sábado conta, ou ouve de alguém, algum exemplo ou milagre da Santíssima Maria, tirando alguma moral ou reflexão"

...além disso: "Todos (Congregados) também devem, na ocasião em que visitarem a Virgem Santíssima ou em outro momento, recitar todos os dias as três Ave-Marias da Imaculada Conceição, a fim de obter e preservar o dom da pureza mais amável, ou seja, a castidade ".

Castidade mariana

Na conclusão dos Exercícios Espirituais dos anos de 1896, 1897 e 1898, o seminarista Roncalli renova os seguintes compromissos:
"Quando me for dado, também recitarei o Saltério e os Salmos em homenagem a Maria Santíssima e ainda a cada três horas Salve Maria pela santa pureza [...]; de mim longe todas as tentações contra as quais o diabo me moverá a esse respeito ".

Em 1897, ele adicionou um decálogo pessoal sobre a "Santa Pureza". Muitos anos depois, ele próprio falava da alegria de sempre ter mantido esse compromisso.

Humildade mariana

Mesmo sua virtude da humildade é uma inspiração mariana. Com dezessete anos, ele se refere a uma oração como "minha jaculatória mais bela":

"O humillima Maria, fac-me tecum similem".


Numa autocrítica, ele próprio admite que existem armadilhas para a humildade no entorno de prestigiadas carreiras eclesiásticas como a dele.
Para o patrocínio de Maria, ele se confia acima de tudo em vista de uma fidelidade global de sua vida: "Ó Maria, minha mãe, se você não me ajudar agora que eu preciso tanto disso, que clérigo, que sacerdote, serei?" (13 de agosto de 1898).
Ao patrocínio de Maria, ele confiava seu início como Capelão militar para o Hospital de Bergamo (1915 a 1918): "Maria, minha boa mãe, me ajude: 'No omnibus Christus glorificetur".

Devoção constante da juventude ao pontificado

No "Giornale dell'anima", acomentários mais substanciais e significativos sobre as festas marianas ainda permanecem da juventude até sua ordenação sacerdotal.

8 de setembro de 1898 - Festa da Natividade de Maria - é um "dia bonito e feio", examinado à luz da sensibilidade refinada de um menino de quatorze anos: "Bonito, para a memória de Maria, criança; feio, por que  eu não o santifiquei como deveria". Estes são os dias do "septenário de Nossa Senhora das Dores", durante o qual o fervoroso seminarista reconhece: "Faço pouquíssimas mortificações e jaculatórias". E é precisamente no dia 15 de setembro que ele se arrepende: "Talvez seja eu quem hoje em dia com minhas deficiências aumentem as lágrimas de Maria".
Na noite de 8 de dezembro de 1898, o entusiasmado seminarista Roncalli irrompe em exclamações, ao contemplar Maria Imaculada:
"Viva a Imaculada Maria, a única, a mais bela, a mais santa e a mais querida de Deus de todas as criaturas! Ó Maria, você me parece tão bonita que, se eu não soubesse que só Deus deve prestar o supremo de honras, eu a adoraria ... Volto a me consagrar, minha mãe; me dê um pouco desse bom gosto, de aquele requinte no bem que sinto tanto falta e que aperfeiçoaria minhas obras ".

Em 25 de março de 1903, na espera e nostalgia do sacerdócio próximo, escreve no 'Giornale':
"'Et Verbum caro factum est'! Não há palavras mais solenes do que estas... Ele se tornou carne no ventre de Maria, que grandeza para a Virgem" Quanta glória! E, ainda assim, um dia esse evento será repetido através de mim. A Palavra feita carne permanecerá em minhas mãos, descerá ao meu coração sob as espécies de pão e vinho, sacrificada mais uma vez pela minha salvação e a de todo o mundo ".

O padre novato participa em Roma do 50º aniversário da proclamação dogmática da Imaculada e confia sua meditação ao 'Giornale' (8 de dezembro de 1904):
"Lembrarei este dia entre os mais solenes da minha vida. Hoje exultei com um grande coração cheio de pura alegria em testemunhar os solenes triunfos de Maria, na Basílica do Vaticano e em todas as igrejas da cidade ... Não acredito que na terra possamos imaginar uma honra maior e mais maravilhosa ".

Quem ama Maria, ama a Sagrada Família

Além de Maria, também Jesus e José - as três figuras invocadas em conjunto na piedade popular - Angelo Roncalli pede ajuda como bispo, como Núncio, e até como Papa.
A página feita no retiro espiritual entre novembro e dezembro de 1960 termina com a famíliar jaculatória: "Jesus, Maria, José, minha alma vossa é".

O Concílio sob Maria

Até o gigantesco empreendimento do Concílio Vaticano II, o papa quer colocar sob o patrocínio de Maria: no 'Giornale', essa intenção surge no apontamento de 8 de setembro de 1962, que ele reconhece como "um dia de invocação íntima para a nascente Maria; leitura cuidadosa do regulamento final para a condução do Conselho, primeira sessão: da festa da [divina] maternidade de Maria à festa de sua Imaculada Conceição [11 de outubro a 8 de dezembro] ".

Sempre Maria

Em 12 de agosto de 1961 - Papa com uma pueril devoção no coração - ele medita o sábado: "[dia] de Jesus crucificado e da Mãe triste" e vê seu próprio futuro: "Assim e mais e mais: a vida deve ser animada ainda me resta viver aqui, aos pés da cruz de Jesus crucificado, regada pelo seu sangue mais precioso e pelas amargas lágrimas de Nossa Senhora das Dores, mãe de Jesus e minha mãe ".
A página de 15 de agosto de 1961, "Festa da Assunção", contém lembranças de fé e devoção do Papa João XXIII: "Aqui estamos com um dos apelos mais solenes e mais queridos à piedade religiosa. Meu predecessor imediato, o papa Pio XII, proclamou o dogma da fé em 1 de novembro de 1950. Eu estava entre os sortudos que participaram da cerimônia na Praça de São Pedro, como Núncio na França. [...] A Assunção me leva de volta com ternura a Sotto il Monte, onde eu gostava tanto de venerá-la em suas duas estátuas... ".
Naquela data, o papa observou que "a atmosfera política e global dos dias de hoje levanta alguma incerteza sobre os problemas da paz". E ele quer que a informação seja espalhada em todos os lugares em que ele, no dia da Assunção, celebra a missa em uma paróquia periférica de Roma por "convite a católicos de todas as nações: bispos, padres e leigos, a fim de unir-se com o Papa para uma invocação coletiva à Virgem gloriosa, como Rainha e Promotora da Paz em toda a terra ".
Entre a liturgia e a devoção, a sensibilidade mariana do papa Roncalli se difunde no mês de maio.
Já no início de maio de 1903, em Roma, ele se aventurou em uma comparação, um vislumbre que antecipava posições do futuro ensinamento social do Papa de Pacem in terris: "Os homens do trabalho, mas sem religião e sem Deus, os pobres, explorados pelos demagogos" , a multidão inconsciente, hoje é folia, cacarejando seus ideais, geralmente utópicos, às vezes bastante certos, mas quase sempre desfigurados e profanados, o povo fiel inaugura o Maggio cumprimentando a ela que é a mãe da Palavra, a grande idéia de Jesus Cristo, príncipe da paz; ele é dedicado ao altar de Maria [...]. Eu também, com todo o ímpeto de minha afeição por Maria, me coloco aos pés dele, consagrando-me, especialmente neste mês, a mim e a todas as minhas ações, para que eu possa obter um amor cada vez mais ardente por Jesus ".

o Rosário

Uma forma devocional ininterrupta desde a infância até a cadeira de São Pedro foi o Santo Rosário.
Em 19 de julho de 1898, ele se advertiu: "Em geral, preciso de mais atenção na recitação do Ofício da Santíssima Virgem e no Rosário em casa".
Como papa, em 15 de agosto de 1961, ele confirmou sua lealdade e pensamentos em torno do Rosário - no qual assinou a Exortação Apostólica "Grata recordatio" (26 de setembro de 1959) - com "pensamentos devotos distribuídos a cada década do Rosário":
"O Rosário, que, desde o início de 1958, comprometi-me a orar com toda devoção, tornou-se um exercício de meditação contínua e contemplação silenciosa e diária, que mantém meu espírito aberto no vasto campo de meus ensinamentos e ministérios como o máximo pastor da Igreja, e pai universal das almas ".

Persistente Congregado mariano

Embora fosse Congregado no Seminário de Gergamo entretanto, mesmo com sua vida eclesiástica cheia de compromissos e viagens e translados, seu sentimento de pertença à Congregação Mariana nunca se arrefeceu. Ao contrário, quando pode “assentar calmamene” na Cidade Eterna, procurou a Congregação mais próxima para que mantivesse seu vínculo.
E foi na chamada “Congregação Mariana dos Nobres” que ele ingressou, humildemente, como mais um dos seus membros.
Essa Congregação Mariana da Assunção e São Luiz Gonzaga, foi fundada no Natal de 15932 em uma pequena igreja, preexistente e anexada à igreja del Gesù em Roma, depois incorporada à casa professa da Companhia, hoje o Colégio Internacional dos Jesuítas. Nasceu e foi chamada desde o início “dos Nobres” sendo por nascimento e piedade os senhores que a fundaram.

O papa alegre

Em 11 de agosto de 1904, um dia após a ordenação sacerdotal, o Pe. Angelo Roncalli registrou uma "nova consolação: a audiência com o Papa Pio X". Seu santo antecessor abençoou as "boas intenções" do novo presbítero e - ele disse então - "com ele, todas as pessoas se alegrarão".
Uma alegria extra para nós é conhecê-lo como um grande devoto de Maria por toda a vida, um autêntico Congregado mariano. O “Papa bom”.


***






1- Traduzido e adaptado do artigo de Luigi De Candido sobre Mãe de Deus, de 12 de dezembro de 2003
2- A Congregação é uma das primeiras associações estabelecidas pelos jesuítas sob o título e o patrocínio da Santíssima Virgem, tendo surgido apenas nove anos depois que o Papa Gregório XIII havia estabelecido canonicamente as Congregações Marianas com a Bula Onnipotentis Dei em 5 de dezembro de 1584.

Postagens mais visitadas