5 maneiras de fortalecer sua devoção a Maria
Alexandre Martins, cm.
Um texto do padre Edward Looney cita algumas formas práticas de aumentar nossa devoção a Mãe de Deus. Se para o católico comum são pistas adequadas para uma maior devoção mariana, que dirá para o Congregado mariano que se consagrou pessoalmente à Virgem Maria?
Vamos relacionar as cinco maneiras com nossas próprias Regras.
Rezar novenas
Nas Regras das Congregações citam-se as novenas à Virgem. E não somente as novenas marianas mas quaisquer novenas que sirvam para aumentar nossa piedade.
Mas já que estamos tratando especialmente sobre a devoção mariana, há um sem-número de novenas que podemos rear e acompanhar quase todos os dias do ano.
No tradicional "tesourinho espiritual" temos até a indicação de quantas novenas temos feito.
Regras Comuns nº10 (1910): "As festas titulares das Congregações devem celebrar-se(...) Seria bom(...)preceder sua festa de uma novena"...
Reze o Terço
Comum a qualquer Congregado mariano, a reza do Rosário da Virgem Maria é "ponto passivo". Alguns rezam o Rosário diário, outros apenas o Terço.
Diariamente um bom Congregado reza o Terço das mais diversas formas que sua vida permitir: no trânsito, em casa, no trabalho, na escola... em conjunto com outras pessoas ou familiares e mesmo sozinho.
E mais do que rezar, o Congregado leva outros a rezarem. É natural a doação de terços a amigos e parentes, o incentivo à oração...
Regras Comuns nº34 (1910): "Procurem os Congregados fazer com toda diligência os exercícios de piedade, que são sobretudo necessários para a vida de fervor.(...)Rezem o Santíssimo Rosário...".
Regra de Vida nº12 (1994): "... é necessário ao Congregado Mariano (...) vida de piedade pessoal (...) pela reza do Terço de Nossa Senhora (...);
Procure imagens de Maria
A medalha da Congregação Mariana ostenta a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Todas as Congregações Marianas no Mundo sempre tiveram medalhas marianas como signo próprio.
Além disso, as reuniões das Congregações são em geral realizadas perto de uma imagem mariana, até mesmo de um altar, fixo ou colocado. As sedes das Congregações Marianas sempre possuem um altar com imagem de Nossa Senhora.
As casas dos Congregados sempre possuem alguma imagem da Virgem Maria em lugar de destaque e todo o Congregado tem em seu quarto uma imagem mariana. No ambiente de trabalho o Congregado coloca uma imagem de Maria, e em sua mesa de estudos há sempre ao menos uma pequena medalha mariana.
Essa "presença visível e constante" da Virgem Maria no ambiente dos Congregados serve para vários propósitos, inclusive de se colocar pessoalmente sob a proteção de Seus olhos em todas as nossas atividades diárias.
Visite um santuário mariano
As Romarias das Congregações Marianas se confundem com sua própria história.
Há vários relatos de visitas as igrejas, capelas, santuários, ermidas devotados à Virgem Maria.
Faz parte da vida cristã o "caminhar". Simboliza o caminho para o Céu.
Não é necessária a participação em alguma romaria para apenas visitar um Santuário. É comum aos Congregados a visita constante a uma igreja mariana.
Regra de Vida nº23 (1994): "Deve o Congregado Mariano participar, com fidelidade e entusiasmo, dos atos de piedade promovidos pela Congregação Mariana, por exemplo,(...) das romarias aos Santuários da Virgem Maria e outros."
Leia um livro de espiritualidade
A Leitura Espiritual diária é um traço de personalidade do bom Congregado mariano.
É comum ver um Congregado com um livro espiritual por perto, em especila um livro sobre Nossa Senhora.
Quinze minutos bastam para transformar nosso dia e talvez nossa vida a partir desse momento.
Bons livros não são difíceis de ler e nem de serem adquiridos. Algumas Congregações Marianas tem a bela atitude de manter em sua sede uma Biblioteca para uso dos Congregados, dando acesso de bons livros aos que não podem adquirir.
Há Congregações que tem livros digitais que podem ser acessados gratuitamente por qualquer pessoa, proporcionando uma livre instrução de espiritualidade mariana.
Regra de Vida nº30 (1994): "A formação para a vida interior ocupa um lugar privilegiado na vida do Congregado Mariano. Deve ser ele iniciado e instruído (...) no hábito da leitura espiritual, sobretudo da vida dos Santos e de autores sólidos e recomendados..."
Essas Cinco Maneiras são comumente praticadas pelos Congregados marianos há séculos. Bem o dizem as Regras e, cremos, ainda que não estivessem listadas nos regulamentos, seriam praticadas pelos Congregados por devoção e interesse em crescer na santidade.
Se existem desde há muito, ainda servem para os tempos de hoje, de diversas formas e oportunidades.
Pratiquemos então com elas para aumentar nossa devoção e amor à Virgem Maria, nossa Rainha, Advogada e Mãe.
***
Comentários